segunda-feira, 26 de novembro de 2012

RECONHECER UM ERRO

RECONHECER UM ERRO ORDENA ENERGIAS DO CARMA; SAIBA MAIS.
 POR: CARLA – Terapeuta Holísitca
            Reconhecer um erro... o que pode ser mais louvável? Na vida prática, uma atitude assim, além de demonstrar coragem e maturidade, permite que uma série de problemas seja solucionada e que conflitos sejam apaziguados. Na vida espiritual, mais sutil, é possibilidade de ordenamento das energias revoltosas do carma, condição misteriosamente necessária para subir a outros patamares evolutivos, distribuir saúde.
            Não nos enganemos, errar - infelizmente - é bem mais fácil do que pedir perdão e assumir que se agiu de forma despropositada, equivocada. Pedir desculpas interfere fortemente na imagem que temos de nós mesmos, coloca em evidência a fragilidade da pessoa e, por isso mesmo, é oportunidade para crescimento interior: ao experimentar essa experiência, colhendo frutos positivos, aprendemos a lidar melhor com nossos medos internos, defesas que nos fragilizam.
            Vai daí que o maior erro que se pode cometer é, justamente, manter-se o tempo todo incapaz de reconhecer nossos enganos, relutante em relação às desculpas. Do ponto de vista espiritual, essa postura é reveladora de baixa amabilidade e empatia, duas chaves importantes para refinarmos nossa trajetória de vida.
            O pensador grego Aristóteles compreendia que "o erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo". Importante lição, reveladora do caráter reto e objetivo da verdade, ensina a necessária presença do senso de justiça por trás de todas as nossas escolhas e ações.
            Portanto, quando tomamos um atalho errado, o melhor a fazer, assim que percebemos o engano, é buscar, com humildade, acertar as coisas. Apesar do incômodo, de possível vergonha, essa é a melhor postura, inclusive porque estanca qualquer desdobramento mais perverso do erro cometido e impede que o problema cresça como uma bola de neve.
            Na dimensão das tarefas espirituais, amar a verdade e perdoar o erro andam lado a lado, de mãos dadas. Crescer nesse sentido é tornar-se, progressivamente, mais paciente e indulgente; reconhecer que somos simples e humanos, portanto, falíveis. Esse é o caminho do perdoar e do saber pedir perdão, o caminho esclarecido que equilibra as coisas, minimiza as tragédias, bloqueia as retaliações, aponta para a transcendência do carma.
            Para terminar (ainda que parcialmente), indico a pergunta maior de quem está nessa busca: "que erro reconhecer sobre todos os outros, mero desdobramento dele?" Simples: o egoísmo de procurar apenas ser amado, em vez de amar.
 fonte: http://aluisionestelar.ning.com/profiles/blog/show?id=2184342%3ABlogPost%3A1457419&xgs=1&xg_source=msg_share_post#.ULOrbeRX0ww

Nenhum comentário:

Postar um comentário