quarta-feira, 16 de junho de 2010

ESPÍRITO DE BUSCA (KYUDÔSHIN)

ESPÍRITO DE BUSCA (KYUDÔSHIN)

Meishu-Sama disse: “Eu ensino uma coisa, mas a compreensão do que falei vai depender do nível espiritual de quem ouve”. Um homem de certa altura poderá compreender de certa maneira; uma pessoa de menor nível poderá interpretar de outra. As pessoas aprendem com palestras, aulas, lendo, etc., porém, a melhor maneira de aprender as coisas mais importantes, é aprender de tudo em qualquer circunstância.
É isso o que chamamos de KYUDÔSHIN, isto é, um esforço incansável na procura do caminho verdadeiro ou da sabedoria verdadeira. KYU significa desejar, procurar; DÔ significa caminho; e SHIN significa coração. Em outras palavras: o coração que deseja procurar o caminho certo.
O valor do religioso, seja de que religião for, depende do tamanho do seu KYUDÔSHIN. Quem tem KYUDÔSHIN desenvolve, quem não tem, não adianta ter o melhor mestre neste mundo, que não vai para frente e quem tem KYUDÔSHIN pode ter o pior mestre que se desenvolve. Tudo o que vê, ouve, em todas as suas faltas e em tudo o que se passa em volta, é aprendizagem, aprimoramento.
Quem tem KYUDÔSHIN está alerta a todos os acontecimentos e como sempre tem objetivo de se aprimorar, então todas as coisas que olha, ouve e lê, procura saber ligar ao seu aprimoramento e pensa o que vai aprender com o que está acontecendo. Encontrará mestre em todos os lugares e em todas as pessoas.
Para conseguir aprender qualquer coisa com facilidade, precisamos estar como famintos, geralmente, escolhemos o que é mais gostoso e ficamos satisfeitos. Porém, não devemos escolher a comida, precisamos saber comer de tudo. Saber saborear todas as comidas, assim também as coisas agradáveis e desagradáveis (acontecimentos). Para isso, precisamos ficar com fome, para ter vontade de comer e dar valor ao que comemos. O difícil é a pessoa chegar a um “estado de fome espiritual”. Estando com a barriga cheia, mesmo querendo comer, não dá, porque não consegue digerir.
A natureza é sábia em sua função. Pessoa que pensa que já sabe tudo, que é perfeita, significa que é igual a quem está empanturrado e que não consegue digerir. Quanto mais a pessoa torna-se humilde e tem KYUDÔSHIN, consegue digerir mais rapidamente, pois está ansiosa por comer mais, não fica acomodada, o corpo material chega a um ponto em que a pessoa não precisa comer mais, porém o corpo espiritual não cansa. Deve crescer sempre e, para isso, deve ficar em “estado de fome”, para qualquer alimento espiritual.
A presunção atrapalha a vinda de novos alimentos (conhecimentos) para nos fortalecer. Quem tem KYUDÔSHIN pode falhar à vontade não devendo ter medo de errar. Precisamos ter medo de não experimentar, de não praticar. Não devemos ter vergonha de tentar fazer. Primeiro, tendo objetivo, procurando fazer a coisa certa e tendo KYUDÔSHIN, se falhar, não se preocupe, Deus perdoará, mesmo que a falha seja grande. Deus dará outra oportunidade. Mas se fugir da oportunidade para experimentar, Deus nunca mais dará outra oportunidade.
Revmo. Tetsuo Watanabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário